Embarcando na Primeira Estação

O ponto de partida é Bahnhof#0; aperte os botões corretos e boa jornada pelo tempo.

quinta-feira, março 04, 2010

Bahnhof#24 - A grande alma

de: 2010
para: 1869

Sempre volto ao passado, talvez tentando resgatar o meu próprio.

Compartilho a saudade do professor Manrat e de minha companheira, com meus anseios solitários ao lado dessa máquina temporal.

Desembarco na Índia.
É a primeira vez que venho para cá.

As religiões tendem a ser de difícil compreensão para espantar a alma do humilde da bondade divina. Deus é muito simples. O amor é singelo. Eu sou uma cobaia e pronto. Quero viver, respirar, não prejudicar o meu redor. Se tudo fosse candido assim...

A teologia hindu, complexa como a maioria das religiões milenares, concentra Deus em 3 formas distintas: a criadora (Brahma), a destruidora (Shiva) e a equilibradora (Vishnu).

Quando o mundo está intranquilo, confuso, beirando o caos, Deus envia à Terra Vishnu na forma humana para que possa ser feita a reconciliação da humanidade.

Preciso me equilibrar, me reconciliar para viver em paz.

Nesse quarto na cidade de Porbandar, a criança que nasceu ontem, parece descansar. Serena, tranquila, como deverão ser seus dias entre os hundus.

Deram-lhe o nome de Mohandas.
O povo o chamará de Mahatma.
Na verdade, Ghandi não apreciará muito o título, mas devotará sua vida pela independencia da Índia perante a Inglaterra (sempre eles...) e encaminhará seu país na rota politica e religiosa em harmonia perfeita com as tradições do povo.

Com certeza terá sucesso arrebatador.
Isso poderá até lhe causar problemas.
Não sei ainda do futuro que lhe reserva.
Com certeza, o menino não se interessa pelo destino, mas pelo caminho.

Que a paz desse quarto venha a se expandir ao ocidente, aos olhos dos que procuram a tranquilidade de viver entre irmãos. Como ele dirá um dia, "a alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não propriamente na vitória conquistada."

Paz a todos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário